quarta-feira, 16 de maio de 2012

A LÓGICA DA PRESSA

Às 8:00 horas acordo. Levanto. Escovo os dentes. Tomo café. Vou até à cama. Dou um beijo de despedida na minha esposa. Saio.
Espera! Esqueci de trocar de roupa.
Volto. Troco de roupa. Vou até à cama. Dou outro beijo de despedida na minha esposa. Saio.
Vou para o ponto de ônibus. Encontro a vizinha da frente. Cumprimento-a. Ela me pergunta a hora. Respondo “8:00 horas”. Depois percebo que meu relógio parou. Que horas são? Vou me atrasar!
Corro até a estação de trem mais próxima. Vou comprar uma ficha. Vejo que esqueci minha carteira! Decido pedir dinheiro emprestado à vizinha da frente. Volto correndo para o ponto de ônibus. A vizinha da frente acaba de pegar o ônibus.
Procuro o celular para ligar para o trabalho. Esqueci o celular! Resolvo ir correndo para casa. Pego um atalho. Chego em casa. A porta está trancada. A minha esposa saiu! Aonde ela foi? Talvez comprar pão.
Corro para a padaria. Não cumprimento o padeiro. Olho o interior do estabelecimento. Ela não está! Peço dinheiro emprestado ao padeiro. Ele pergunta o porquê? Eu conto a história. Ele diz que me empresta se eu comprar uma sacola de pão. Eu digo que não tenho dinheiro. Ele me diz que então não tem pão. Eu digo que eu não quero pão e sim dinheiro. Ele diz que ali é uma padaria e não um banco. Filho da p... Nunca fui amigo do padeiro. Um senhor que estava do meu lado e ouviu a história me emprestou o dinheiro. Agradeci e sai correndo para o ponto de ônibus.
Chego no ponto de ônibus e encontro minha esposa. Pergunto o que ela está fazendo ali. Ela me pergunta a mesma coisa. Conto a história. Ela começa a dar risada.
- Meu bem, você esqueceu que hoje é sábado?
-Sábado?
- É. Hoje não tem trabalho.
-...
Chegando em casa minha esposa começa a analisar a  história:
-Olha só. Por que você não ficou esperando o ônibus? Quando visse que estava sem a carteira bastava pedir dinheiro emprestado a vizinha da frente.
-Eu achei que estava muito atrasado.
-E se estava tão atrasado porque não pediu dinheiro a alguém na estação do metrô?
-É... Eu não pensei nisso.
-E já que você entrou e saiu duas vezes de casa, porque não usou sua chave quando viu a porta trancada?
-Bom... Eu esqueci que estava com ela. E por que você tinha saído?
-Eu fui até o ponto de ônibus pra te avisar que não tinha trabalho hoje. E se você não tivesse pegado o atalho me encontraria no caminho. E por que você achou que eu iria para a padaria? Eu nem gosto daquele padeiro!
-... Ok, mas mesmo sabendo que não tem trabalho hoje eu ainda acho que tinha alguma coisa importante pra fazer.
-Sim meu bem. Exercícios. Mas já que você correu tanto eu acho que não precisa mais!
No outro dia resolvo ir a um consultório que fica do outro lado da rua pra tratar essa meu problema de amnésia. Quando entro no consultório encontro o senhor que havia me emprestado o dinheiro.
- O senhor é o doutor?
-Sim. E você é o homem que me pediu dinheiro emprestado ontem. Num é verdade?
-Ah sim. E muito obrigado de novo. Deixa eu só pegar a...
-O que foi?
-Esqueci minha carteira.
MAX

Nenhum comentário:

Postar um comentário